História do Jeans

O Tecido Jeans começou a ser fabricado em 1792 em Nimes na França e era chamado de Denim por conta da fusão da sarja algodão com o corante azul Índigo. responsável pela cor azulado do tecido.

15680130_WShNL

Foi em 1855, que o alfaite alemão e grande empreendedor Levi’s Strauss revolucionou o Denim, ao confeccionar calças com o tecido e vender nos EUA para 30 mil garimpeiros que ali trabalhavam. Em 1930, começou a ser vendido para os caubóis de asfalto asfalto norte-americanos, que montavam em suas motos Harley Davidson usando calças jeans.

15680144_6dPoC

Já na década de 50 foi o queridinho dos jovens, tornando-se forte influencia para o mundo, a partir daí o jeans deixa de ser usado apenas pelos garimpeiros e torna-se popular.

15680210_SvAhs

Calvin Klein foi o primeiro Estilista a colocar o Jeans nas passarelas, e nessa mesma época  as industrias adicionaram o elastano deixando o tecido com melhor caimento e mais confortável. O jeans trilhou um longo caminho até cair no gosto popular passando por diversos movimentos como Underground, Punk, e o Grunge, até servi de inspiração para as passarelas de luxo.

15684348_PV25m

Hoje o Jeans é aquela peça indispensável que nunca sai de moda e que se renova a cada estação, tronando-se uma linguagem universal e conquistando a todos com a versatilidade de modelos confeccionados com ele.

15680191_QvLc2

É bem fácil analisar o histórico do jeans no mercado década por década.

15680168_gHvSr

1880 – A Fábrica da pioneira Levi’s estava montada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, onde nasceu o famoso 501.

1890 – O jeans, que antes era fabricado na cor marrom, começa a ser feito na cor azul.

1910 – Surgem os bolsos traseiros.

1920 – O jeans começa a ficar popular nos Estados Unidos. Os milionários da Costa Oeste imitavam os cowboys da Costa Leste por conta do estilo despojado e moderno feito com calças de índigo e camisas de flanela xadrez. Quando retornavam à cidade, causavam impacto e popularidade entre os amigos – que também queriam o “look vaqueiro”.

1940 – O zíper para abertura modernizou as calças jeans em 1947. No entanto, a Blue Bell, empresa que fabricava o jeans Wrangler, já o usava antes da descoberta da Levi’s.

1950 – Começa a massificação da moda jeans. Jaquetas, calças, macacões, saias e outras peças lançam moda por todo o mundo, principalmente por causa das telas do cinema e dos palcos de musica.

1960 – Aparecem os primeiros jeans com lavagem. A moda pegou rapidamente, já que era uma variante para a explosão do índigo no mundo. Novos materiais começam a se mesclar com o jeans como o elastano, por exemplo, que deu mais conforto para o uso. O movimento Hippie no Festival Woodstock também teve muita associação a essa descoberta, pois causava uma prazerosa sensação de conforto e protagonizou o maior festival de música da década.

1970 – Formas mais ousadas aparecem na modelagem das calças jeans. A sensualidade estava aflorada e provocava esse impulso de mudança nas charmosas calças. Largas, estreitas, curtas, amplas, com ou sem bolsos, azuis ou pretas, lavadas e destonadas, as calças estiveram nas paradas de sucesso nas ruas, em casa e no trabalho.

1980 – A tecnologia entra com mais força no mercado do jeans. Calças com um toque mais macio, por conta do stone washed (lavagem com pedras), eram usadas para dar mais efeito às peças. Os Yuppies vestiam com terno e gravata para dar mais força ao estilo próprio. Cada vez mais marcas de jeanswear surgiam no mundo.

É isso meninas … Tudo isso aconteceu até que hoje ele seja o queridinho em nosso guarda roupa e simplesmente não conseguimos viver sem ele…

Bjs e ótima semana pra vcs

Escrito por

Mato-Grossense, formada em Administração de empresas, Aline Casquet é consultora credenciada pelo SEBRAE - MT desde 2012, atua nas áreas de empreendedorismo, Marketing e Visual Merchadising, sempre teve grande paixão pelo mundo da moda e das artes, fez história da MODA é especialista em pesquisa de tendências de moda, consultora de Estilo & Imagem e também da treinamentos e Cursos Profissional Makeup.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s